segunda-feira, 6 de junho de 2011

OCULTISMO







Dedico este texto a ti, caro leitor, que freqüentas este espaço com a eterna curiosidade de descobrir mistérios e segredos, ocultos através dos tempos.
De acordo com o teosofista C. W. Leadbeater, o ocultismo costuma ser confundido com a arte de magia negra, envolvendo poções mágicas e rituais satânicos. Mesmo entre aqueles cuja educação estaria acima de tais superstições, segundo o autor do livro “O Lado Oculto das Coisas”, ainda persistem muitos equívocos a esse respeito.
Explica-nos Leadbeater que a derivação da palavra latina “occultus” quer dizer ciência do oculto, mas essa definição, de um modo geral, é vista como uma coisa sem sentido, um disparate relacionado a crendices ignorantes, assombrações e espiritismo.
Os mais estudiosos do assunto nem sempre encaram a questão com o necessário conhecimento de causa, sugerindo que o lado oculto de todos esses mistérios estivesse intencionalmente velado, deliberadamente sonegado, por capricho ou egoísmo de alguns. A verdade, conforme afirma Leadbeater, é que nada está, nem poderia estar oculto de nós, a não ser em razão de nossas próprias limitações. Mas, à medida que avançamos em evolução, o mundo se alarga progressivamente, mostrando que todos nós somos capazes de ver cada vez com maior clareza a magnitude de toda a sua beleza.
Há de se considerar, porém que, os conhecimentos somente vão sendo colocados à nossa disposição quando atingimos um grau de evolução que nos permite absorvê-los. Ocorre, em tais situações, algo semelhante à criança que, ainda num aprendizado básico, não está preparada a compreender equações e raiz quadrada.
O ocultismo é, portanto, na definição do teosofista, o estudo do lado oculto da natureza, da natureza em sua totalidade, e não somente daquela parcela mínima que é objeto da investigação da ciência moderna.
Afirmava o autor de “O Lado Oculto das Coisas”, há cerca de cem anos atrás, e de lá para cá bem pouco mudou, que a maior parte da natureza é inteiramente desconhecida da humanidade, porque esta ainda não desenvolveu, senão em proporção insignificante, as faculdades mais sensitivas que possui.
Diante disso, não há como deixar de concluir que, o homem comum baseia a sua vida em realidades inteiramente inadequadas, e, por isso, suas teorias e ações são naturalmente incorretas.
Um ocultista adota atitudes que levam em conta as influências dos mundos superiores, as quais estão ocultas à visão dos materialistas. Estes não têm a menor percepção das suas próprias limitações, e projetam o seu futuro com base naquele pouco, ou quase nada, que conhecem e que pensam resumir toda a verdade do universo.
O ocultista estuda cuidadosamente todos os efeitos invisíveis que interferem com o plano físico, e por isso sabem melhor do que ninguém, quais são as reais conseqüências dos seus atos. E por possuírem maiores informações sobre as causas e os efeitos das suas ações, eles mudam de atitudes e corrigem seus comportamentos, á medida que vão percebendo desvios em seus rumos espirituais.
Não se trata de somente vincular o mundo oculto a fenômenos espirituais e cerimônias religiosas, mas de reconhecer a sua presença na pintura, na música, na poesia, na literatura, na natureza, na vida profissional e nas relações em família.
Essas percepções do mundo oculto existem em todos os seres humanos, ainda que não desenvolvidas na grande maioria deles. O despertar da sensibilidade humana para se conectar ao mundo invisível demanda tempo e um árduo trabalho, e depende do estágio de evolução de cada alma.
O momento atual de expansão da consciência planetária é favorável a esse despertar dos poderes ocultos da humanidade, mas que isso não instigue os sentidos mais egoístas e dominadores da raça humana, para que, no lugar das bênçãos, não se atraia maldições.
Os mistérios que já começaram a ser decifrados estarão sendo revelados de uma forma cada vez mais intensa. Os segredos, não, esses nunca serão revelados, pois pertencem a uns poucos, que irão guardá-los para si e para as gerações futuras. Os mistérios existem para serem desvendados, mas os segredos precisam ser preservados.
O ocultista é aquele sábio que distingue os mistérios dos segredos, e que traz os conhecimentos à tona para que os mistérios sejam compreendidos por um número cada vez maior de pessoas. O ocultista é também o guardião dos segredos, aquele que sabendo do poder que tem o conhecedor dos segredos, não os revela para ninguém, de modo a não pôr em risco o futuro da humanidade.
Os mistérios contêm a sabedoria dos tempos, os segredos são os guardiões do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário