sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Impureza

Impureza
Estudamos a prostituição, primeiro tipo de obra da carne mencionada no grupo de pecados contra o próprio corpo. Hoje passaremos a estudar, dentro do mesmo grupo, a impureza.
II)SIGNIFICADO DA PALAVRA: De acordo com o dicionário da língua portuguesa, impureza significa contaminação, sujeira. Quando analisamos a palavra no seu original observamos o seguinte: No original grego a palavra usada é “akatharsia” que quer dizer literalmente impureza, imundícia, e era aplicada figuradamente a vício e impureza nas questões sexuais. Era usada para indicar uma ferida suja na carne.No contexto em que ela aparece, Paulo tinha em mente as impurezas da ordem sexual em suas várias formas.
Esta mesma palavra era utilizada para indicar a “impureza cerimonial”, mediante um toque em algo considerado imundo, na versão Septuaginta do AT.
III)DEFINIÇÃO: Podemos definir que a impureza é tudo o que contamina o nosso corpo. Dentro deste contexto, toda prática sexual que contamina o nosso próprio corpo como templo de Deus.
IV)A IMPUREZA A LUZ DA BÍBLIA: No pensamento de Gálatas 5.19, o apóstolo Paulo não nos mostra apenas que a impureza é uma obra da carne, mais no sentido da aplicação da palavra, ele deixa claro que a impureza sexual contamina o corpo e torna o crente imundo. O apóstolo faz isso sem citar quais os tipos de impurezas ou vícios sexuais, mais o faz de uma forma abrangente.
Devemos lembrar que toda prática sexual impura quebra a nossa comunhão com Deus e contamina o nosso corpo.
V)TIPOS DE PRÁTICAS SEXUAIS QUE CONTAMINAM O CORPO: Existem formas variadas de impureza sexual; a seguir deixamos alguns exemplos.
Homossexualismo masculino e feminino( lesbianismo)- Trata-se da prática de relação sexual entre pessoas do mesmo sexo.A Bíblia condena o homossexualismo(Dt 18.22; Rm 1.26-32) e não somente os que praticam, mais também os que aprovam( Rm 1.32).A Palavra de Deus afirma que os efeminados não entrarão no reino de Deus(I Co 6.10). Aos olhos do Senhor isto é abominação, portanto devemos reprovar e condenar tais práticas.
Sodomia e masoquismo- Prática de ato sexual em várias formas aberrantes e muitas vezes com uso de violência espontânea(masoquismo).
Este tipo de perversão sexual levou à destruição as cidades de Sodoma, Gomorra e adjacências. A Bíblia traz uma lista de pecados abomináveis na área sexual em Levítico, capítulo 18. Os sodomitas não entrarão no reino de Deus (I Co 6.10;I Tm 1.9,10; Ap 21.27).
Vícios sexuais
Masturbação (satisfação do desejo desenfreado pelo prazer sexual; satisfação do “eu”, que vem associada com pensamentos impuros e leva ao aprisionamento a esta pratica). Devemos lembrar que no relacionamento sexual conjugal, o marido visa satisfazer a sua esposa e vice-versa.
Incontinência (a palavra significa descontrole, imoderação, falta de domínio, com referência especialmente à área sexual - Dic. Escolar da língua portuguesa, Ministério da Educação). Este vício leva a prática sexual desenfreada e a práticas aberrantes, bem como a outros tipos de vícios sexuais.
A Bíblia ensina também que o casal que não mantém uma constância no relacionamento sexual pode levar a queda de um dos dois conjugues em pecados na área sexual devido à incontinência provocada (ICo 7.5).
Obs: Existem outros tipos de vícios na área sexual não mencionados neste estudo.
VI)CONCLUSÃO:
Deus deseja manter a comunhão com os seus servos e aquele que o ama deve fugir de todo tipo de impureza que venha a contaminar o templo do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário