sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Assunto: Inimizades

 Inimizades
I) CONSIDERAÇÕES:
Na análise das obras da carne contidas no 3º grupo da lista; trata-se dos pecados cometidos contra os nossos irmãos; aqueles que quebram a unidade do corpo ferindo o amor fraternal. Lembramos que aquele que peca contra o próximo, peca contra Deus. A Bíblia nos adverte que se não amamos aos irmãos que nós vemos, como iremos amar a Deus, o qual não vemos ( I Jo 4. 20 )?
Neste grupo existe uma longa lista que a primeira vista parece ser repetitiva, no entanto fazendo uma análise acurada iremos perceber que há uma diferença entre cada uma delas.
II) INTRODUÇÃO:
Nossa aula de hoje tratará do assunto inimizades.
Infelizmente muitas vezes ouvimos certos irmãos dizerem o seguinte: “Não vou com a cara daquele irmão” ou “Não gosto daquele irmãozinho”.
Quando não gostamos de alguém, sentimos aversão por este alguém e isto é sentimento de inimizade!
Como cristão, fica difícil imaginar não amar aquele pelo qual o nosso Senhor deu a sua vida também!
III) DEFININDO A INIMIZADE:
Inimizade significa: Aversão, antipatia, desafeição, sentimento de não gostar de alguém, não amar!
Inimigo é aquele que tem inimizade; é contrário, adversário, oponente.
Definindo então a inimizade, podemos dizer que é o sentimento de não gostar de alguém, não amar; ser contrário.Trazendo para o contexto, é não amar, é ser contrário ao próprio irmão!
IV) NOSSO RELACIONAMENTO COM OS IRMÃOS:
Quando nos relacionamos com alguém, podemos ter duas atitudes fora à indiferença, uma dessas atitudes é positiva e a outra negativa. A positiva é o amor e amizade, a negativa é o ódio e inimizade. A primeira gera honra e busca pelo bem estar, a segunda gera desonra e busca prejudicar.
A inimizade é exatamente o oposto do amor, pois, ao invés de buscar o bem-estar e benefício do próximo, busca prejudicá-lo, almejando a sua destruição.
Percebemos claramente o quanto é grave este pecado, pois quando digo que não gosto de um irmão, quando tenho inimizade pelo meu irmão dentro da congregação, logo sou oponente ao meu irmão e sou inimigo dele.
Veja amado, como é grave este sentimento advindo de um coração contaminado pelas paixões da carne!
Preste bastante atenção no que a Bíblia diz nestas passagens: I Jo 2.9, 4.8, 5.1 .
V) O MESMO ESPÍRITO
Sabemos pela Palavra do Senhor que possuímos o mesmo Espírito e o mesmo Senhor ( Ef 4. 4 e 5 ), portanto possuímos também os mesmos objetivos e alvos e jamais poderíamos ter inimizades no mesmo corpo.
As inimizades quebram a unidade da igreja ( Ef 4. 1-6 ) e causam muitos outros problemas e hostilidades de todas as formas, tais como as divisões, iras, etc...
VI) QUEM É O NOSSO INIMIGO?
No sentido pessoal, a Bíblia diz que o nosso inimigo é o Diabo! Não temos que lutar contra a carne e o sangue...(Ef 6.12).
No que se refere a sentimentos, a nossa inimizade é com o mundo, ou seja, com tudo o que o mundo (presente século) oferece, todos os seus prazeres e paixões da carne (ver Tg 4.4).
Amamos o viciado e odiamos o vício, amamos a prostituta e odiamos a prostituição, amamos o idólatra e odiamos a idolatria; em suma: Amamos o pecador ou aquele que está caído, mais em hipótese alguma podemos amar o pecado.
Somos inimigos (no sentido pessoal), do Diabo e de todos os seus anjos e devemos odiar o pecado em todas as suas formas.
VII) INIMIGOS DE DEUS.
Quando temos inimizade para com o nosso irmão, nos tornamos inimigos de Deus, pois, estamos nos opondo a sua obra; entretanto vale lembrar que o amor não deve ser confundido com a permissividade, a liberdade não é libertinagem e o mesmo Deus de amor é também Deus de justiça, ou seja; não ter inimizades não significa dizer que o errado é certo, não significa tolerar ou compactuar com os erros do irmão porquê isto não é amor verdadeiro.
VIII) CONCLUSÃO:
As inimizades não devem fazer parte da vida cristã, pois, é o oposto do amor e uma prova clara da falta de Deus. Trata-se de uma obra da carne que gera uma série de hostilidades sendo, portanto, inaceitável em um coração onde o Senhor habita, não fazendo parte do caráter de Cristo.
Lembre-se que as inimizades são contrárias ao amor; e Deus é amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário